sábado, 24 de setembro de 2016

Será que somos mesmo tão diferentes?

Oi!

Hoje eu participei de um "reunião" com a Academia de Letras Juvenil aqui da cidade e no meio do nosso debate eu tive a ideia de compartilhar algumas idéias aqui...

Hoje eu vim para incomodar!

As pessoas gostam de dizer que somos diferentes. Mas nós realmente somos tão diferentes assim? Eu acho que não. Tudo bem! Eu acreditava e tinha certeza que sim. Até hoje.

Se eu te dissesse que você iria assistir um curta sobre um personagem negro, portador de HIV, surdo e que mora em uma favela do Rio o que você imaginaria? Bom, eu me considero uma pessoa sem preconceitos. Pelo menos quando eu estou pensando conscientemente...

A resposta geral foi que iria se tratar de um preconceito, da representação das minorias e suas dificuldades, ou de uma história de superação... Estávamos errados. Representou nada mais que uma vida totalmente comum... Assim como a minha, provavelmente a sua e de várias outras pessoas.

Claro que foi um choque. Recebemos várias informações que basicamente não influenciaram em nada...

Mas, com certeza, o choque foi maior quando percebemos o que havíamos pensado...

Por mais que não deixássemos as características influenciarem de forma negativa, de certa forma havia um preconceito ali, bem escondido porque nós supomos que ele sofria preconceito...

E é tão fácil falar que o outro é preconceituoso, e nós temos a mente abeta, mas quando questionados sobre isso agimos de uma maneira controvérsia.

A conclusão que chegamos é que é praticamente impossível não pensarmos dessa forma já que a mídia, de todos os tipos, nos influencia o tempo todo, principalmente quando queremos não pensar muito. Ah! Essa hora em que não pensamos é a mais perigosa... Mas fomos criados com essa cultura e é exatamente a forma que a maioria pensa por preguiça de pensar... Estranho não? Eu me surpreendi e tive que aprender a conviver com esses pensamentos não só de outras pessoas, mas o meu
também... Na minha opinião (eu sei que não é tão eficaz usar essa expressão antes de um argumento, dica pro ENEM, mas eu quero deixar minha opinião e não persuadir as pessoas) temos que aprender a conviver com isso sem mudar nossa personalidade...

Só gostaria que as pessoas fossem mais compreensivas, mas nem sempre fazemos apenas o que gostamos (obrigada mãe por me ensinar isso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário